terça-feira, 8 de outubro de 2013

O Didgeridoo (parte 1)

O didgeridoo é um instrumento de sopro proveniente da Austrália, originalmente feito de madeira de eucaliptos escavados no seu interior por larvas de térmitas, ou de canas de bamboo.
Este instrumento tem origem no norte da Austrália na área de Arnhem Land, alguns historiadores sugerem que é o mais antigo instrumento musical, com 40.000 anos mas os registos mais antigos foram datados em 2.000 anos num desenho de uma caverna no território do norte australiano. Num dos websites de onde retirei informação para escrever este artigo, encontrei uma linha temporal desde as incursões dos colonizadores europeus ao território de origem do didge Linha Temporal.
Este instrumento era usado tradicionalmente em cerimónias acompanhando danças e cantos, como também tocado de forma recreativa fora das cerimónias. Nos dias de hoje a tradição da sua utilização na vida cerimonial ainda se mantém em grupos aborígenes do norte, mas a sua maior utilização é para fins recreativos.
DidgeQuest
DidgeQuest
Nos dias de hoje seria considerado ridículo, mas como em outras crenças, o didgeridoo era tocado exclusivamente por homens.
Existem vários sinónimos para o didge como didgeridoo, didjeridu, didjiridu, didjerry, dijeridu, didjereedoo e didjeridoo nenhum deles sendo de origem aborígene.
Mesmo na própria Austrália os sinónimos são variados dado a multiplicidade de dialectos falados nesta zona, segundo o Prof Trevor Jones (Monash University)¹ há pelo menos 45 diferentes sinónimos para didgeridoo. Para além dos vários dialectos outro fator para a diversidade de nomes é o material do qual foi fabricado e o nome do artesão. Passo a citar alguns dos nomes usados na Austrália como: yidaki, ngarrriralkpwina, yiraka, rirtakki, wuyimba, artawirr, garnbak, djibolu, kurmur, ngaribi, bambu, martba, paampu e ilpirra.





Aboriginal Arts
Aboriginal Arts




Resumi os pontos culturais que me pareceram mais relevantes deste instrumento, que já há algum tempo me fascina, mas que só adquiri um há 3 anos. Ainda tenho mais para dizer sobre ele, o que ficará para os próximos posts sobre este assunto.





Parte 2






Bibliografia (Texto e Imagens)
Didgeridoo Breath
Aboriginal Arts
Wikipedia EN
iDIDJ Australia
DidgeQuest

Sem comentários:

Enviar um comentário